terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Lipoaspiração à laser

Bom dia,


    Atualmente, fala-se muito sobre a nova técnica de lipo a laser. Uma das suas vantagens, é que diminui muito o risco de flacidez que uma lipo convencional pode causar. A incisão é de apenas 2 mm, não sendo necessário levar pontos e pode ser realizada com anestesia local. Esta técnica funciona da seguinte maneira: o aparelho possui uma haste de quartzo que emite o laser e atinge apenas as células de gordura, que vão derretendo gradativamente, e ao mesmo tempo, atua na derme profunda, estimulando a síntese do colágeno, reduzindo assim os riscos de uma possível flacidez. Essa gordura pode ser aspirada por outra cânula ou eliminada pelo sistema linfático. Por ser um procedimento menos traumático, os hematomas e inchaço são menores do que a lipo convencional, tornando o pós operatório mais rápido. O paciente pode retornar ao trabalho em 2 a 3 dias (S.I.C.). Porém, ele não foge de usar as cintas compressivas.
   Porém, como nada é perfeito, ela tem algumas desvantagens, como tempo de cirurgia maior, devido a anestesia local, pode ser dolorosa, e por ser um aparelho caro, a cirurgia torna-se mais cara do que a convencional.
    Falando sobre o pós operatório, a drenagem é imprenscindível para eliminar as gorduras circulantes no sitema linfático, no caso de uma lipo extensa, a paciente deve realizar a drenagem de 2 a 3 vezes por semana, e o fisioterapeuta deve acompanhar outros aspectos como retraçoes, redução das equimoses, possíveis formações de fibroses...
CUIDADO ao escolher a clínica, certifique-se do médico!!!!!

  Lembrem-se, este blog é apenas informativo, baseado em artigos cientificos, busquem informações mais precisas com seu médico de confiança.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012


A importância da drenagem linfática manual

 por Ft. Grace Izsak – crefito:3/120775-LF

A Drenagem foi criada na década de 30 pelo Dr. Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, e após comprovações científicas de grandes benefícios ao corpo, principalmente na melhora dos edemas( acúmulo de líquido, “ inchaço”), muitos adeptos começaram à divulgar e utilizar a técnica.

 Nosso corpo possui um sistema de drenagem chamado sistema linfático, que tem como função principal, o transporte e absorção de líquidos. Esse sistema linfático é constituído por capilares, vasos, coletores linfáticos e linfonodos(conhecidos como gânglios ou nódulos linfáticos). Por ele, circula um líquido chamado linfa, que é resultado da filtração sanguinea, parte dele é absorvido e a outra não, sendo que a última constituirá a linfa. A linfa circula por todo o corpo, “ recolhendo” as toxinas do corpo, este líquido é drenado para o linfonodo, onde ele purifica a linfa novamente e devolve à circulação, e essas toxinas são eliminadas pela urina. Quando o sistema linfático, por algum motivo é insuficiente, esse líquido fica retido no corpo, e por conter toxinas, estas impedem a boa oxigenação dos tecidos, começam a ocorrer processos inflamatórios, e um deles, é a CELULITE (lipodistrofia ginóide), o horror das mulheres. A drenagem possui efeitos como: melhora da circulação, redução de edemas e celulites, redução de perímetros corporais, relaxamento, melhora da oxigenação da pele, tratamento de acne.

Drenagem no tratamento da celulite e no pós-operatório

A celulite atinge 95% das mulheres, as causas não são totalmente conhecidas, anticoncepcionais, má alimentação, puberdade, gravidez, hereditariedade, são algumas das queixas. A função da drenagem no tratamento da celulite é auxiliar o sistema linfático, através de movimentos manuais suaves e lentos, a levar esta linfa até os linfonodos para ser filtrada, eliminando as toxinas e aumentando conseqüentemente a microcirculação, o que resulta na melhora da oxigenação da pele, devolvendo a textura normal da pele. Claro que a drenagem linfática manual não faz milagres, é preciso que o paciente colabore tanto na alimentação, quanto na realização de atividade física. No pós-operatório, o princípio é o mesmo, devido ao edema decorrente da cirurgia, a drenagem linfática manual auxilia na eliminação deste acúmulo de líquido, diminuindo assim o perímetro corporal ( muito confundido, pois as pessoas acham que a drenagem emagrece, não é isso, o acúmulo de líquido no corpo faz com que aumente o peso corporal, e com a drenagem, este líquido é eliminado pela urina, diminuindo assim a quantidade de líquido no corpo, conseqüentemente, diminui o peso corporal). A drenagem ainda pode ser associada ao ultrasom estético, que acelera a diminuição da celulite.

Muitas pessoas desconhecem que há contra-indicações da drenagem, algumas delas: febre, infecções agudas, neoplasias(câncer), bacteremias, eczema agudo. Por isso, é muito IMPORTANTE realizar este procedimento com um fisioterapeuta especializado, porque uma drenagem mal feita pode levar à seqüelas irreversíveis.

 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

 Olá!!!!!


  Resolvi criar este blog, de caráter educativo, com o objetivo de informar às pessoas sobre a importância de um pré e pós operatório bem feito nas cirurgias plásticas. Recebo muitas reclamações de pacientes submetidos à cirurgia plástica que nem sabiam que existia pós operatório, e por isso, colocarei aqui algumas dicas, orientações, e informações sobre as cirurgias e sua reabilitação.