sexta-feira, 30 de novembro de 2012


A importância da drenagem linfática manual

 por Ft. Grace Izsak – crefito:3/120775-LF

A Drenagem foi criada na década de 30 pelo Dr. Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, e após comprovações científicas de grandes benefícios ao corpo, principalmente na melhora dos edemas( acúmulo de líquido, “ inchaço”), muitos adeptos começaram à divulgar e utilizar a técnica.

 Nosso corpo possui um sistema de drenagem chamado sistema linfático, que tem como função principal, o transporte e absorção de líquidos. Esse sistema linfático é constituído por capilares, vasos, coletores linfáticos e linfonodos(conhecidos como gânglios ou nódulos linfáticos). Por ele, circula um líquido chamado linfa, que é resultado da filtração sanguinea, parte dele é absorvido e a outra não, sendo que a última constituirá a linfa. A linfa circula por todo o corpo, “ recolhendo” as toxinas do corpo, este líquido é drenado para o linfonodo, onde ele purifica a linfa novamente e devolve à circulação, e essas toxinas são eliminadas pela urina. Quando o sistema linfático, por algum motivo é insuficiente, esse líquido fica retido no corpo, e por conter toxinas, estas impedem a boa oxigenação dos tecidos, começam a ocorrer processos inflamatórios, e um deles, é a CELULITE (lipodistrofia ginóide), o horror das mulheres. A drenagem possui efeitos como: melhora da circulação, redução de edemas e celulites, redução de perímetros corporais, relaxamento, melhora da oxigenação da pele, tratamento de acne.

Drenagem no tratamento da celulite e no pós-operatório

A celulite atinge 95% das mulheres, as causas não são totalmente conhecidas, anticoncepcionais, má alimentação, puberdade, gravidez, hereditariedade, são algumas das queixas. A função da drenagem no tratamento da celulite é auxiliar o sistema linfático, através de movimentos manuais suaves e lentos, a levar esta linfa até os linfonodos para ser filtrada, eliminando as toxinas e aumentando conseqüentemente a microcirculação, o que resulta na melhora da oxigenação da pele, devolvendo a textura normal da pele. Claro que a drenagem linfática manual não faz milagres, é preciso que o paciente colabore tanto na alimentação, quanto na realização de atividade física. No pós-operatório, o princípio é o mesmo, devido ao edema decorrente da cirurgia, a drenagem linfática manual auxilia na eliminação deste acúmulo de líquido, diminuindo assim o perímetro corporal ( muito confundido, pois as pessoas acham que a drenagem emagrece, não é isso, o acúmulo de líquido no corpo faz com que aumente o peso corporal, e com a drenagem, este líquido é eliminado pela urina, diminuindo assim a quantidade de líquido no corpo, conseqüentemente, diminui o peso corporal). A drenagem ainda pode ser associada ao ultrasom estético, que acelera a diminuição da celulite.

Muitas pessoas desconhecem que há contra-indicações da drenagem, algumas delas: febre, infecções agudas, neoplasias(câncer), bacteremias, eczema agudo. Por isso, é muito IMPORTANTE realizar este procedimento com um fisioterapeuta especializado, porque uma drenagem mal feita pode levar à seqüelas irreversíveis.